Dos pés à cabeça

Dica de Livro: “O brasileiro e seu corpo”

O estudo dos fenômenos psicossomáticos demonstra que muitos distúrbios mentais e emocionais refletem-se no corpo do indivíduo. Mas, podem as doenças e feridas sociais de um país revelarem-se através da aparência, dos movimentos, expressões e postura corporal de seu povo?

A partir de que momento o corpo deixa de ser algo meramente individual, pessoal, e se transforma num suporte de signos sociais?

 

Numa abordagem inédita e perturbadora, este livro permite compreender concretamente a realidade brasileira. E relaciona este dado social e político com a corporeidade de nosso povo, caracterizando o que o autor denominou “corpo marginal”, corpo de milhões de brasileiros que não têm acesso aos bens e benefícios produzidos por nossa sociedade. A intenção ´[e facilitar a decodificação dos signos que estão impressos nesse corpo marginal e contribuir para a formação de uma consciência crítica que fortaleça a luta por condições dignas de existência e justiça social.

Sobre o autor

João Paulo S. Medina é professor de Educação Física, especializado em Ensino Universitário e Treinamento Esportivo e mestre em Filosofia da Educação.

Saiba mais aqui.

Deixe seu comentário!